O planejamento na construção civil é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento. Visto que assegura a realização da obra dentro dos parâmetros desejados. Ou seja, isso evita perdas, desperdícios e atrasos.
Conforme uma pesquisa feita pela UFRGS. Em suma, a falta de planejamento é a segunda maior causa do não cumprimento das tarefas que devem ser executadas na construção civil.
Sendo assim, engana-se quem pensa que esse cronograma tem a ver apenas com as datas e os prazos estipulados. Sem dúvida toda atividade deve ser programada e isso é determinante para gerar resultados positivos nos empreendimentos.
Além disso, existe um tripé que é fundamental para a gestão de qualquer projeto de obras: orçamento, cronograma físico-financeiro e o controle de execução. Por isso, confira as características de cada um deles.
O orçamento da obra
A princípio, para saber se o projeto é viável, o recomendado é fazer um orçamento geral da obra. Ou seja, tornando o planejamento na construção civil mais ágil e assertivo.
Anteriormente, usava-se planilhas. Mas hoje, com o advento da tecnologia, todo processo é automatizado em processos com ERP.
Inegavelmente, essa tecnologia tornou a integração entre as áreas mais fácil, possibilitando acompanhar todo o andamento das tarefas — tanto física quanto financeiramente. Dessa forma, há uma gestão completa do negócio.
O cronograma físico-financeiro
Posteriormente ao orçamento, todo planejamento na construção civil precisa ter um cronograma que vai distribuir os custos por datas e etapas. Ou seja, essa “conta” físico-financeira tem relação com a previsão do tempo na qual os serviços vão durar. Ademais, obviamente com quanto irão custar, também.
O controle de execução
Já que esse tipo de controle deve ser feito com um acompanhamento constante de todas as tarefas em andamento. Assim, é possível garantir que a equipe atue de forma eficiente e organizada.
Nesse ponto, pode-se pensar, por exemplo, sobre as opções de aumentar a equipe durante alguma etapa do projeto ou terceirizar o processo. Sendo assim, analisando o que é mais vantajoso. Durante a execução também se recomenda reajustar os prazos previstos, adaptando o que for necessário.
A importância do planejamento na construção civil
Durante todas as fases de uma obra, os gestores precisam tomar decisões. Sejam elas a partir de métodos que são fundamentais para atender os prazos, a qualidade e o orçamento do empreendimento. É por isso que o planejamento é imprescindível.
Além disso, com um cronograma bem feito, é possível considerar a disponibilidade da mão de obra, os índices de produção e metas, a integração do escritório com o canteiro de obras e toda a logística.
Portanto, se você reconhece a importância do planejamento na construção civil. Mas não tem conhecimento sobre como fazer, saiba que existem algumas premissas básicas que precisam ser consideradas. As principais são: planejamento, avaliação de fornecedores, viabilidade da construção e acompanhamento do projeto.
Ah, e todas as vezes que não considerar o planejamento como item essencial desse processo. Lembre-se da frase de Peter Drucker: “Planejar é preparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável”.